quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Língua Gestual Portuguesa


Ontem, dia 17 de novembro, assinalou-se o Dia do Não Fumador em todas as escolas.
Ainda bem que assim é, de modo a sensibilizar a população em geral para um modo de vida mais saudável, que já vamos verificando. Felizmente, fumar já não parece estar tanto na moda.
Agora a moda é não fumar e ser inteligente o suficiente para preferir praticar desporto e conviver com os amigos de muitas outras formas mais aliciantes.

Aqui, preferimos destacar sim o Dia Nacional da Língua Gestual Portuguesa, assinalado no passado dia 15 de novembro.
Porquê?
Porque temos sempre presente o princípio de inclusão de toda a população.
Se aprendemos a falar inglês e outras línguas para comunicarmos melhor globalmente, porque não fazê-lo também em português mas com gestos de modo a comunicar melhor com a população não ouvinte?
No Centro Educativo e de Formação Espaço Crescer (https://espacocrescer2012.wordpress.com/) temos um Workshop de Língua Gestual Portuguesa pronto a ser dinamizado em qualquer local e adaptado a professores, pais, para os mais novos e outros contextos que se debrucem sobre esta forma de comunicação.
Para ficar a saber mais em detalhe sobre este tema basta visitar a nossa oferta formativa, pois está inserido na categoria de Línguashttps://espacocrescer2012.wordpress.com/inscricoes/acoes-de-formacao-e-workshops/linguas/.
O formador destaca-se pela vasta experiência em formação em todos os contextos e faixas etárias e também por ser a sua língua, por gestos e não por palavras orais.
É uma experiência enriquecedora para quem não tem qualquer dificuldade de audição e fala, pois apercebe-mo-nos que é muito simples e desbloqueia muitos mitos e complexos.

Deixo aqui também dois sites a explorar para saber mais sobre as dinâmicas na região do Porto e a nível nacional:

Boas comunicações gestuais!

Sem comentários:

Enviar um comentário