sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Desporto e raciocínio



Neste início de aulas, marcamos a época com uma pequena caminhada antes de entrar no ritmo de estudo.
Estes desenhos foram feitos por 2 meninas de 6 anos que entraram para o 1º ciclo, completamente invadidas por uma ansiedade da qual nada sabem e a qual dificilmente conseguem controlar.
Para conseguir gerir melhor essa ansiedade, no Centro Educativo e de Formação Espaço Crescer (https://espacocrescer2012.wordpress.com/), pensamos em várias atividades do domínio físico para a última semana de férias.

Mente sã em corpo são.

O ideal seria que durante todo o ano letivo se conseguisse intercalar atividades de desenvolvimento físico com atividades cognitivas.
Por vezes não é possível, pelo menos em horário benéfico.
Encontramos crianças que acordam às 7h, vão para a escola até final da manhã ou até ao final da tarde, vão para casa ou outros locais estudar e fazer os trabalhos de casa, e só depois, quando o corpo e a mente já estão cansados, têm uma atividade extra escolar onde podem "libertar" a sua mente através do movimento corporal, quando a mente, nesta fase do dia, já pede descanso, fechar os olhos e dormir.

A solução?

Integrar diariamente no horário escolar a atividade física, mesmo que seja em tempos de 30 minutos, de preferência, ao início da manhã.
Sim, é complicado devido aos programas extensos e exigentes... Mas, quem faz os programas? Algum ser todo poderoso que não pode ser contrariado?
Infelizmente estamos todos demasiado ocupados para fazer ver certos pontos de vista de pais, educadores, treinadores, ou outro qualquer agente educativo.
Fazer valer a nossa opinião, através de fóruns próprios para isso e, contrariamente ao que acontece no nosso país, sermos ouvidos e tidos em conta como seres inteligentes e pensantes e não meros números de uma população que se considera viver numa democracia.
Em vez deste caminho, seguimos o caminho de reduzir o número de horas semanais de educação física, havendo até cursos de nível secundário que não contemplam esta disciplina no horário.

É um desperdício de tempo fazer joguinhos físicos! Vamos mas é fazer jogos matemáticos e de língua portuguesa! Esses é que são!! Estou a ser irónica, claro...
Para quê? Ainda não percebi mesmo para quê?
Estamos a formar pessoas mais inteligentes do que os nossos pais e avós são ou foram?
Da parte que eu conheço, nem por isso...
Sim, acompanhar a evolução global, claro! Daí ser mais inteligentes debruçar-nos sobre atividades saudáveis que aumentem a qualidade de vida de dentro do corpo para fora e não de fora para dentro.

Boas atividades físicas!

Sem comentários:

Enviar um comentário