segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Tempo de não fazer nada

Tempo livre com puzzles

Em época escolar, por vezes cai no esquecimento o precioso tempo de não fazer nada ou atividades que assim pareçam.
O tempo de não fazer nada não quer dizer que as crianças e adolescentes fiquem simplesmente à espera que o tempo passe, acompanhados, normalmente, por jogos eletrónicos (playstation, jogos online, ...).
Hoje destaco em especial as atividades de Ocupação de Tempos Livres que realizamos no Centro Educativo e de Formação Espaço Crescer (https://espacocrescer2012.wordpress.com/) porque estamos em plena época dos primeiros testes do 2º período, tendencialmente mais exigentes para qualquer ano ou disciplina e notamos crescente agitação e nervosismo nos mais pequenos.
Os alunos sentem pressão por parte da escola, da família e deles próprios, pois não querem falhar e ter maus resultados.
No Espaço Crescer tentamos ser o escape para toda esta pressão, nunca deixando para trás os conteúdos a serem avaliados. Fazemos toda a preparação dos testes de forma a que não seja um peso, um volume de trabalho intenso desregulado e sem orientação nem planeamento.
Achei especialmente curiosa a forma como a Escola Novo Ângulo Novo Esquema do Brasil encara a sua missão como entidade formadora dos níveis de ensino mais básicos.
O artigo tem o título Sobre o Trabalho Pedagógico voltado a alunos com dificuldade de aprendizagem e pode ser lido na íntegra em http://www.nane.com.br/publicacoes.php.

A Ocupação de Tempos Livres no Espaço Crescer é uma estratégia de longo prazo que tem como objetivo dar ferramentas cognitivas e desenvolvimentais a todos os participantes.
A cada dia da semana é dedicada uma área de desenvolvimento estruturada e planeada de forma a não parecer mais uma atividade extra-curricular com o peso do horário e da obrigação de o fazer, mas mesmo assim gerando aprendizagens significativas.

Não há qualquer compromisso na continuidade dos participantes, pois está pensado para quem não tem onde deixar os mais pequenos no período da tarde até às 19h30/20h, por preços quase simbólicos. Não há obrigatoriedade de mensalidades nem dias fixos, sendo ajustado sempre diariamente.

Contacte-nos através de 968839140, espacocrescer2012@gmail.com ou nas nossas instalações (Rua da Murteira N.º 905, 3885-102 Arada) para saber mais.

Poderá também fazer uma visita para conhecer o espaço e as pessoas antes de experimentar!

Bons tempos livres!

Sem comentários:

Enviar um comentário