segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Desenvolvimento Psicossocial

Pintura orientada

Interação de grupo

Ciências experimentais

Erikson desenvolveu a Teoria do Desenvolvimento Psicossocial, defendendo que a formação psicológica de todos os indivíduos depende da sua relação com o meio que o rodeia.
Defendia também a existência de 8 estádios de desenvolvimento psicossocial:
1º - Confiança vs desconfiança - dos 0 aos 18 meses
2º - Autonomia vs dúvida e vergonha - dos 18 meses aos 3 anos
3º - Iniciativa vs Culpa - dos 3 aos 6 anos
4º - Produtividade vs inferioridade - dos 6 aos 12 anos
5º - Identitade vs Confusão de identidade - depois dos 12 anos, puberdade e adolescência
6º - Intimidade vs Isolamento - Dos 25 aos 40 anos
7º - Generatividade vs Estagnação - Dos 35 aos 60 anos
8º - Integridade vs Desespero - Dos a partir dos 60 anos

Mais uma vez, destaco apenas as idades com que trabalhamos, maioritariamente, no Centro Educativo e de Formação Espaço Crescer em arada, Ovar, https://espacocrescer2012.wordpress.com/:

3º - Iniciativa vs Culpa - dos 3 aos 6 anos
Fase da vida em que se desenvolve a linguagem, o pensamento, a imaginação e a curiosidade.
Começa-se a saber distinguir o que se pode ou não pode fazer.
Esta é a fase ideal para o conhecimento de regras de convivência social, para aprender a saber estar conforme os contextos em que se está inserido e para conciliar com isto a própria liberdade de expressão, imaginação e liberdade.
Exemplos de atividades que dinamizamos para desenvolver estes aspetos são a pintura livre e a pintura orientada, como a fotografia partilhada em cima.

4º - Produtividade vs inferioridade - dos 6 aos 12 anos
Fase da vida em que se desenvolvem competências autónomas, o saber-fazer, que só se consegue adquirir se no estádio anterior a criança ganhou confiança e se sentiu integrada no seu meio sabendo respeitar as regras de convivência social.
É recorrente assistir a bloqueios cognitivos e sentimentos de inferioridade nesta fase, resultado da não exploração da imaginação contextualizada e da falta de motivação extrínseca para desenvolver curiosidade e pensamento crítico sobre o meio que o rodeia.
São muitas as atividades que dinamizamos para desenvolver este estádio em articulação com o anterior.
Nas fotografias acima deixamos o exemplo das ciências experimentais.

5º - Idenditade vs Confusão de identidade - depois dos 12 anos, puberdade e adolescência
A famosa adolescência, normalmente associada a problemas, até apelidada de fase problemática.
Sou da opinião que esta não é a fase problemática, mas sim o espelho do desenvolvimento efetivamente conseguido nas fases anteriores, dependendo muito da individualidade de cada um.
É nesta altura que o indivíduo se define como tal, vincula a sua forma de ser individual, tentando integrar-se na sociedade, nos diferentes grupos sociais, conforme regras pré-definidas pela sociedade.
A dificuldade está em aceitar-se a si mesmo e aceitar os grupos em simultâneo.
Conciliar todas estas vontades e normas não é tarefa fácil, daí ser visto como problemático.
Para facilitar esta articulação, os indivíduos procuram, inconscientemente, figuras que lhes sirvam de exemplo a seguir, que podem ser figuras parentais ou pares (amigos). O grande conflito nasce aqui, pois a família é vista como o núcleo de tudo até agora e deixa de o ser pois passamos a ter mais convívio extra-familiar, ou seja, mais hipóteses de escolha da identidade que queremos seguir.
As atividades para esta fase são mais voltadas para experiências colaborativas e cooperativas, expressão do seu próprio ser de forma atenuada e não forçada, respeitando a opinião e expressão de quem nos rodeia.
A fotografia sobre a interação de grupo é um dos inúmeros exemplos em que criamos a oportunidade dos jovens fazer algo em conjunto para um fim comum.

Para saber mais sobre as nossas iniciativas com vista ao desenvolvimento cognitivo e psicossocial, aqui abordado hoje, contacte-nos através de 968839140, espacocrescer2012@gmail.com ou Rua da Murteira N.º 905, 3885-102 Arada.
Pode ficar a conhecer atividades já feitas na nossa galeria de imagens em https://espacocrescer2012.wordpress.com/instalacoes/.

Os momentos que criamos para estes desenvolvimentos são integrados nas atividades de Ocupação de Tempos Livres (https://espacocrescer2012.wordpress.com/inscricoes/ocupacao-de-tempos-livres/), que decorrem durante todo o ano letivo, e nas férias escolares (https://espacocrescer2012.wordpress.com/inscricoes/ferias-escolares/).

O nosso olhar está sempre atento para perceber se há algum desenvolvimento fora do padrão dito normal para que este não seja um problema, apenas uma forma definida e consciente da personalidade de cada um.

Boas atividades!



Sem comentários:

Enviar um comentário