terça-feira, 3 de junho de 2014

Educação Ambiental




Inúmeras são as atividades e contextos em que se podem abordar conteúdos de educação ambiental e as atividades do Centro Educativo e de Formação Espaço Crescer em Arada, Ovar, não são exceção disso.

Estes quadros são um exemplo de uma atividade realizada nas férias escolares da Páscoa em que os mais novos receberam a proposta de colocar a sua imaginação à flor da pele, tudo com materiais que seriam para deitar fora mas que serviram para criar e recriar objetos em quadro de tema livre. Pode ficar a conhecer mais atividades em http://espacocrescer2012.wordpress.com/instalacoes/, com os nossos álbuns fotográficos.
O mais inesperado serviu para construir um barco a navegar, uma paisagem primaveril, o mar poluído ou outros quadros que aqui não estão.

Este é apenas um pequeno exemplo do tipo de atividades debruçadas para a Educação Ambiental nas nossas férias, incluindo as de verão que já se aproximam. Visite o site http://espacocrescer2012.wordpress.com/2014/05/28/ferias-escolares-de-verao-2014/ e fique a conhecer preços e mais atividades.

Outros exemplos com uma dimensão maior são o Projeto 80 (http://projeto80.pt/) e o Programa Green Cork Escolas (http://www.greencork.org/escolas/programa-green-cork-escolas/), de cariz mais formal e com um alcance muito maior.
O envolvimento dos alunos é muito importante e o seu papel ativo é fundamental.

Caminhamos assim pela vida deixando pegadas verdes, pegadas ambientais, por onde quer que passemos.

Boas pegadas!

Sem comentários:

Enviar um comentário