segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Educação para o Desenvolvimento

retirado de http://www.dgidc.min-edu.pt/educacaocidadania/index.php?s=directorio&pid=124

No passado dia 25 de janeiro tive o prazer de fazer uma pequena palestra sobre a minha experiência de voluntariado em Lichinga como professora durante pouco mais de 5 meses. Deixou de ser apenas uma apresentação do livro Titia amanhã não vou vir, para passar a ser o meu testemunho a outros voluntários.
A experiência foi fantástica, tendo em conta que quem me ouviu foi um grupo de profissionais ligados à saúde oral que irão partir para países africanos já neste mês ou nos próximos tempos.
Todos eles integram a ONG Mundo a Sorrir, entidade que me convidou a participar na sua formação como voluntários.
Tive a oportunidade de assistir às apresentações antes da minha e muito fiquei a aprender sobre o voluntariado e, mas significativo e marcante para mim, sobre a Educação para o Desenvolvimento.

Durante o curso na Universidade Aberta tive como disciplina Educação para o Desenvolvimento, exatamente o mesmo nome, que me deixou muito curiosa e com "a pulga atrás da orelha". Mas, infelizmente, o nosso dia só tem 24h e alguns assuntos interessantes ficam para mais tarde pois não são tão prioritários, ou pensamos nós...

Ao assistir às apresentações da Mundo a Sorrir, fiquei a saber que existe um documento de Estratégia Nacional de Educação para o Desenvolvimento que está disponível online em http://www.dgidc.min-edu.pt/educacaocidadania/index.php?s=directorio&pid=124.
É um documento bastante interessante e sobre o qual debruçarei a minha atenção nos próximos tempos.
Quem sabe não encontrei aqui uma forma de continuar a missão que foi iniciada em Lichinga, mas desta vez sem sair de Portugal?

Fica aqui a sugestão de leitura, na esperança que este tema seja pertinente para os leitores do blogue.

Bons desenvolvimentos!

Sem comentários:

Enviar um comentário