quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Carnaval e aprendizagem



Originalmente, a festa do Carnaval surgiu como festa de agradecimento do povo aos deuses pela fertilidade da terra e pela produtividade.
Só alguns séculos mais tarde a festa se foi transformando em festa de fantasias, influenciada pela cultura de cada povo e região do mundo, que brinca cada um à sua maneira.
O Entrudo é assim um conjunto de várias formas de brincar, utilizando literalmente várias formas de fantasia, com o objetivo único de "brincar".

No Centro Educativo e de Formação Espaço Crescer em Arada, Ovar, não fugimos à regra!
Dedicamos os 3 dias de férias escolares, de 3 a 5 de março, à brincadeira com fantasias, conseguindo ainda colocar algumas serpentinas de estudo, sempre com o objetivo de aprendizagens informais, num conjunto de atividades lúdicas e construtivas, à medida de cada participante.

Criatividade e movimento são palavras de ordem, o caminho encontrado para:
- Estimulação da autoestima;
- Melhoria da motivação pessoal;
- Aumento da expressividade quanto à personalidade;
- Aumento da capacidade de resolução de problemas;
- Desenvolvimento de competências académicas e intelectuais.

O brincar ao faz de conta é um método eficaz em todas as idades e o Carnaval traz consigo excelentes oportunidades disso mesmo.

Para obter bons resultados, basta idealizar atividades tendo em conta cada pessoa que participa, respeitando cada indivíduo como um ser único e carregado de bagagem que fará crescer os outros, em harmonia com o grupo.

Como dizemos por aqui, "Juntos trabalhamos melhor para o sucesso de todos!"

Boas criatividades!

Sem comentários:

Enviar um comentário