terça-feira, 6 de agosto de 2013

Germinação de feijão

A intemporal experiência da germinação do feijão fará sempre sucesso despertando a curiosidade e o espírito de competitividade entre os mais novos.
Uma das actividades de férias escolares do Centro Educativo e de Formação Espaço Crescer em Arada, Ovar, é "Brincar com a Biologia". Desta vez optámos por debulhar o feijão apanhado na nossa horta e colocá-lo em algodão molhado dentro de um frasco de vidro transparente.
Depois das amostras prontas, as crianças que participaram, com idades compreendidas entre os 3 e os 10 anos, tiveram a proposta de fazer um desenho/esquema representando o que esperavam que acontecesse ao feijão ao longo dos dias.
A mais velha, que passou este ano para o 5º ano de escolaridade, foi a que representou com mais detalhe e perfeccionismo. Aqui fica o esquema feito:



Os feijões já começaram a germinar, estando já alguns com folhas relativamente grandes e com altos caules que já saem fora dos frascos.
Claro está que esta corrida de feijões está a originar alegria para os vencedores e grandes interrogações para aqueles cujos feijões ainda não germinaram.

Boas experiências!

Sem comentários:

Enviar um comentário