quarta-feira, 24 de abril de 2013

Dia Nacional da Educação dos Surdos

Imagem cedida pelo Formador Cláudio Fonseca
Ontem, dia 23 de Abril, foi comemorado o Dia Nacional da Educação dos Surdos.
Que importância tem este dia para a comunidade em geral?
Muita, principalmente se pensarmos numa comunidade inclusiva, solidária (como dizem que somos cada vez mais), que se importa com o Outro e não tanto com os bens materiais.
Pode parecer oportunismo, mas como todas as pessoas falam cada vez mais de crise, alguns até evidenciam uma crise de valores, são dias como este que devemos "aproveitar" para conhecer mais quem nos rodeia, quem está presente na sociedade mas não é visto por muitos que estão mesmo ao seu lado.
Porquê ter umas "luzes" de língua gestual portuguesa? Para que possamos pelo menos dizer "Bom dia", "Obrigado" e "Adeus" a pessoas que são do nosso país mas apenas são diferentes porque por algum motivo não conseguem ouvir na totalidade ou com muitas dificuldades.
Aqui fica a lição destas expressões e mais algumas http://lingua-gestual-portuguesa.blogspot.pt/2009/09/lgp-saudacoesexpressoes-de-cortesia.html, num blogue gratuito.

Pesquisando pela Internet, encontramos alguma informação sobre este dia e da comunidade surda também.
Aqui ficam algumas sugestões:
http://www.asurdosporto.org.pt/artigo.asp?idartigo=1043
http://www.asurdosporto.org.pt/
http://www.fpasurdos.pt/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_Mundial_do_Surdo
http://www.apsurdos.org.pt/
http://projetoredes.org/index.php/memorias/imagens-de-arquivo/imagens-de-arquivo-4/
http://projetoredes.org/index.php/recursos/blogs-2/

E muitas mais haverá! Aceitam-se partilhas!

Mas será que é suficiente para que não sejam tão diferentes assim? É que, afinal de contas, nem são... Pensado bem, há ouvintes com boa capacidade de audição mas que não ouvem quem os rodeia.
Há falantes com todas as capacidades para se fazer ouvir, mas quando abrem a boca é apenas para dizer que sim ou que não, não formulando a sua opinião em debates sociais e com implicação para o futuro e bem de todos.
Na Centro Educativo e de Formação Espaço Crescer, com a nossa oferta formativa, tentamos sempre incluir as várias temáticas como parte integrante do nosso dia-a-dia e, como tal, dia 27 de Abril, próximo sábado, das 15h às 18h, teremos mais um workshop de Língua Gestual Portuguesa para que esta língua fique ao alcance de mais e mais pessoas e lhes suscite interesse em aprender. Fique a saber mais em http://espacocrescer2012.wordpress.com/2013/03/23/workshop-de-lingua-gestual-portuguesa-2a-edicao/

Boas aprendizagens!

2 comentários:

  1. Caros sabem que numa perspetiva histórica a denomidada (pela Comunidade Ouvinte) INCLUSÃO pode ser para a Comunidade Surda, principalmente para os seus líderes hiostóricos, uma vilenta forma de EXCLUSÃO? para refletir. Um líder da Comunidade Surda

    ResponderEliminar
  2. Em todas as perspectivas, quer sejam históricas ou outras, há sempre vários pontos de vista. Depende da interpretação, do contexto, do estado de espírito de quem os ouve/vê/sente.
    A inclusão, na perspectiva que aprendi, não uma aprendizagem transmitida por lideres de comunidades mas por pensadores que se importam com o mundo que os rodeia, é isso mesmo, inclusiva.
    Isso inclui todas as pessoas com todas as características.
    Ou seja, surdos, que foi o caso do artigo de hoje porque ontem foi um dia dedicado a eles (criado por quem?), cegos, pessoas sobre-dotadas, diabéticos, pessoas com tendências depressivas, génios da matemática, génios das artes plásticas, pintores, poetas, etc, etc... TODOS contam!
    Caro líder da Comunidade Surda, é um excelente tema para debater e reflectir, como sugere. Como líder, gostaria de dinamizar um encontro para que, de forma inclusiva, pensemos sobre isso?

    ResponderEliminar