sábado, 8 de dezembro de 2012

Solidariedade vs educação

Ou será educação vs solidariedade?

Ontem, na sequência da campanha de recolha de roupa e brinquedos que o Centro Educativo e de Formação Espaço Crescer em Arada (Ovar) está a fazer em coordenação com o Agrupamento 313 de Cortegaça, recebemos uma visita que trazia imensas coisas para dar.
Fui surpreendida com a expressão "Crescer... Centro educativo, formação, recolha de bens... Não nada está relacionado...?!". Fiquei contente, até mesmo feliz, por perceber que um dos objetivos de todas as campanhas deste género estar a ser alcançado.
Qual é? A de colocar as pessoas a pensar sobre isso, mais do que apenas dar.
Eu respondi que está relacionado, em tudo! Se o Espaço Crescer é para isso, para crescer, não será só ao nível académico, mas sim sobre a nossa relação com os outros e com o mundo. A solidariedade não é para nós apenas um chavão que se utiliza para campanhas. É a forma de estar que pretendemos transmitir a quem se interessa por nós.
A imagem que escolhemos em cima, retirada de uma busca simples no google, também pretende transmitir isso mesmo. Juntos, pelo mundo, para crescermos em harmonia, que só se consegue com a solidariedade entre todos, a vários níveis, pintado cada um e cada vida com o nosso toque especial, com a nossa dádiva.
Desde o grande gesto de dar os nossos bens a quem precisa para "fazer alguém feliz", como disse esta pessoa que entregou os seus bens, até ao pequeno gesto de colocar a mão no ombro de alguém, independentemente de quem for.
Educamos para uma sociedade em solidariedade com os outros e com o mundo.

Boas dádivas!

Sem comentários:

Enviar um comentário