segunda-feira, 14 de maio de 2012

Mais inclusão


Hoje fiquei a conhecer mais uma iniciativa que considero pertinente e, se bem encaminhada, eficaz: PIEF, Programa Integrado de Educação e Formação.
Está explicado mais detalhadamente neste link http://www.peti.gov.pt/peeti_menu.asp?menuID=7.

Resume-se a mais uma tentativa de inclusão de minorias da nossa sociedade.

Nesta época de suposta crise, que lugar têm estas pessoas? Serão estas iniciativas uma ilusão, um crescer de esperança falso?

Já fico contente porque um dos blogues relacionados, http://olhopief.blogspot.pt/, tem um último post de Dezembro de 2011, ou seja, não é um daqueles locais virtuais que nada apresentam sem ser uma série de ideias e projetos ainda não concretizados.
Analisando este sitios online, não deixa de me surpreender o extenso número de programas, projetos e/ou iniciativas e afins, como queiram chamar, todas para o mesmo fim.
Será que cruzam informação?

São vários os pontos de interrogação que surgem quando pensamos em inclusão, de quem e para quem, onde e como, com que meios e recursos...

E o que é a educação, para além da tentativa incansável de incluir todos na sociedade ativa? Pensar, refletir e agir, mal ou bem...

Entretanto, reparei também que a iniciativa tem por trás o Ministério da Solidariedade Social e da Segurança Social. E o Ministério da Educação? Será que conversaram antes de lançar este programa?

Sem comentários:

Enviar um comentário