sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

AEC ou ATL?

AEC (actividades de enriquecimento curricular) ou ATL (actividades de tempos livres)? A grande diferença está no contexto em que acontecem e também a nível de custos.
Transcrevo o artigo sobre este tema do Mensário "Solidariedade":
"Pais podem optar entre as Actividades de Enriquecimento Curricular ou ATL
Os pais vão poder escolher se os filhos frequentam Actividades de Tempos Livres (ATL) ou Actividades de Enriquecimento Curricular (AEC). Esta é uma das novidades dos protocolos de cooperação assinados entre o Governo, a Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade (CNIS), a União das Misericórdias Portuguesas e a União das Mutualidades Portuguesas.

Entre as "medidas francamente positivas" dos protocolos, o presidente da CNIS, Lino Maia, sublinhou "o direito de escolha para os pais de poderem pôr os filhos a frequentar um ATL". Segundo Lino Maia, esta possibilidade pode fazer com que algumas escolas deixem de ter AEC: "Havia autarquias que estavam com dificuldades nas transferências financeiras e desta forma poderá resolver-se o problema". Lino Maia lembra que "a tendência para optar pelos ATL já vinha acontecendo" e que passar a contemplar o direito de escolha faz mais sentido, uma vez que existe "na comunidade quem preste um serviço mais barato".

A polémica em tornos das AEC começou no início do ano lectivo quando as associações de pais alertaram para os perigos de os cortes orçamentais ditarem o fim da escola a tempo inteiro, isto depois de uma autarquia (Lamego) ter avisado que não tinha capacidade financeira para continuar com o projecto e por isso iria devolver essa responsabilidade ao Ministério da Educação e Ciência (MEC).

O MEC sempre garantiu que as Actividades de Enriquecimento Curricular iriam continuar a existir apesar de, em Novembro, ter admitido que o modelo em vigor poderia vir a ser alterado. Criadas em 2006, as AEC permitiram dar gratuitamente a todos os alunos do 1º ciclo um conjunto de aprendizagens enriquecedoras do currículo e, ao mesmo tempo, alargar o horário escolar até as 17:30.

Data: 2012-01-18"

O curioso é que assisto a várias situações em que os pais escolheram ambos os serviços.
Quando chego às escola às 15h30 estão alguns alunos a serem conduzidos para o ATL, e passado uma hora esses mesmos alunos voltam à escola para ter AEC de Inglês, conduzidos na mesma por profissionais do ATL.
Outro exemplo é uma aluna (pelo menos) que apenas vai a uma das aulas de inglês por semana, das duas que deveria ir. Quando está presente sabe tudo e mais alguma coisa em inglês porque já aprendeu no ATL. Esta aluna tem autorização para faltar uma vez por semana, pois tem outras actividades fora da escola.
Entretanto, temos reuniões para ponderar como fazer a avaliação nas AEC, se vale ou não a pena, se chumbam por faltas, etc... Temos os pais a exigir que se aprenda realmente inglês (e com razão), temos educadores e professores titulares a comentar que não nos devemos "stressar" porque as AEC são apenas isso.
Em que ficamos? Se calhar na mesma...

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